Nano robôs podem auxiliar em tratamentos odontológicos

em Sem categoria

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilnânia nos Estados Unidos desenvolveram um aparato de limpeza microscópica. Em outras palavras, pequenos limpadores com várias funções.

Estes nano robôs podem desorganizar e destruir a placa bacteriana ou biofilme dentário.

O biofilme dentário mais conhecido como placa bacteriana é uma película pegajosa que reveste os dentes e contém bactérias ou seja, é um aglomerado de bactérias.

A placa bacteriana é invisível num estagio inicial podendo se tornar visível causando danos ao dente (cáries) e gengivite (inflamação gengival). Num estado mais avançado pode causar por exemplo periodontite (destruição óssea ao redor do dente) ou Perimplantite que é a mesma situação só que ao redor de implantes dentários.

A placa bacteriana é removida através de uma higiene oral adequada porque o ato mecânico de passar a escova e o fio dental fazem esta remoção bem como o uso de enxaguantes bucais.

Os pesquisadores Hyun Koo da School of Dental Medicine e  Edward Steager da School of Engineering and Applied Science publicaram o trabalho na revista Science Robotics.

A idéia é que nanopartículas que contém óxido de ferro trabalhem cataliticamente ativando o peróxido de hidrogênio para liberar radicais livres que podem matar bactérias além disso pode destruir biofilmes dentários.

Estes nano robôs podem ser aplicados em diversas áreas da medicina como no enfrentamento de biofilmes resistentes a medicamentos além disso podem trabalhar em espaços em espaços confinados como por exemplo tubulações de água.

Toda evolução tecnológica para melhorar a qualidade de vida das pessoas é sempre bem vinda. Viva a ciência!!!

Fonte: Revista DentalPress e Universidade da Pensilvânia e JornalDentistry

Artigo original SD:   “An army of micro-robots can wipe out dental plaque”

Postagens Recentes