Falsificação e pirataria de implantes dentários

 em Sem categoria

Muitas vezes em nosso dia a dia de trabalho e conversando com nossos pacientes, percebemos que existem muitas dúvidas sobre o que é o implante dentário, sua origem, as marcas existentes no mercado e as diferentes qualidades de implantes.

Embora muitas pessoas tenham informações do que são implantes dentários, vamos falar um pouco mais sobre este assunto no blog de hoje.

Segundo a Abimo (associação da indústria de equipamentos médicos e odontológicos), estima-se que 30 % dos 3 milhões de implantes dentários fabricados no Brasil anualmente são produtos de pirataria.

Muitas das vendas ilegais são feitas pela internet.

Este número nos chamou muito a atenção pois estes produtos falsificados podem causar problemas desde um afrouxamento freqüente de próteses até graves infecções na boca.

Como é feito o implante dentário?

O implante dentário é feito na sua grande maioria de titânio e colocado na porção óssea dos maxilares. Existem também implantes de zircônia. Se este titânio não for de boa qualidade e não estiver corretamente esterilizado pode causar a perda do procedimento que foi realizado mas o mais grave seria o aparecimento de graves infecções que podem evoluir de forma sistêmica, afinal, este pino metálico está dentro do seu organismo.

Os componentes protéticos são peças que normalmente estão parafusados nos implantes dentários como mostra a imagem acima e sobre estes componentes protéticos é colocada a coroa (dente).

Caso estes componentes protéticos não forem originais podem causar afrouxamentos constantes das próteses bem como fraturas das mesmas.

Mas como você como cliente pode saber qual implante dentário foi ou será usado no seu caso?

É importante conversar com seu dentista sobre isso antes de executar o procedimento.

Na previsão de honorários (orçamento) deve constar a marca do implante que será usado e você pode pesquisar na internet sobre sua qualidade.

Após o procedimento realizado, existe uma etiqueta dentro da embalagem do implante que deve ser anexado a sua ficha clínica e uma cópia desta etiqueta deve ser entregue a você. Constam nesta etiqueta todos os dados do implante como sua marca, diâmetro e comprimento, número de série e registro na Anvisa.

Além da segurança que esta identificação promove, caso você mude de cidade, o dentista que te atenderá, saberá os dados do implante caso precise trocar alguma peça ou componente.

Existem inúmeras marcas de implante e com enormes diferenças de qualidade. Isto é um fator que influencia muito no valor do implantes. Implante não é tudo a mesma coisa. Pesquise antes de fazer. O barato pode sair caro num futuro próximo.

Na Oral Implant utilizamos apenas 2 marcas de implantes:

Straumann® (Dental Implant System) importado da Suíça. É um dos implantes mais documentados cientificamente e considerado atualmente o melhor implante do mundo tendo uma taxa de sucesso de aproximadamente 98% após 10 anos.

Neodent® que é ranqueada como a melhor marca do Brasil e a quarta melhor marca do mundo, sendo um implante de excelente qualidade com um ótimo custo benefício . A Neodent® possui a maior fábrica de implantes em área construída do mundo.

Os componentes protéticos que utilizamos são adquiridos direto com estes fabricantes comprovando sua originalidade.

É importante salientar que não temos nenhum tipo de vinculo comercial com estas marcas. Utilizamos em nossos pacientes o que acreditamos serem os melhores produtos do mercado na atualidade. Leia mais!

Postagens Recentes
Facebook
Instagram