All on four

 em Sem categoria

Nesta última semana o Dr. Sandro Mendes de Souza esteve na Faculdade Ilapeo na cidade de Curitiba fazendo um curso sobre uma técnica chamada all-on-4 para reconstrução de arcos totais (pacientes desdentados totais).

O curso contou com a participação do Dr. Geninho Tomé que atualmente é um dos maiores cirurgiões do mundo em casuística na realização desta técnica e com a coordenação do Dr. Rubens Moreno de Freitas.

Sobre a técnica:

A técnica é uma mudança de paradigma na forma de planejarmos e executarmos os casos de pacientes desdentados totais de uma ou duas arcadas porque simplificou consideravelmente o procedimento na colocação dos implantes dentários.

Esta técnica consiste basicamente na colocação de 4 implantes dentários em uma arcada e a colocação dos dentes num prazo de poucos dias (carga imediata).

A colocação da prótese de forma imediata depende da estabilidade dos implantes.

Uma das maiores vantagens da técnica é a redução do tempo de tratamento, redução da indicação de enxertos ósseos e consequentemente a redução do custo total do tratamento.

Embora a simplificação da técnica seja evidente é importante enfatizar que a realização deste procedimento necessita da participação de uma equipe multidisciplinar especializada pois são necessários conhecimentos sobre prótese, oclusão, cirurgia e periodontia para que o tratamento seja concluído com excelência.

Para conseguirmos um bom resultado o planejamento dos casos é fundamental. Atualmente o planejamento reverso é a melhor forma de planejar e proporcionar  previsibilidade no tratamento dando segurança para o profissional que vai executar bem como ao paciente que receberá o tratamento.

Planejar é importante

O planejamento reverso consiste em fazer fotografias do caso, moldagens e o projeto de como ficarão os dentes ao final do tratamento para que o paciente veja o resultado final antes da sua execução podendo opinar sobre o planejamento.

Este planejamento reverso pode ser feito de forma analógica tradicional ou digital. Existem softwares que podem fazer este planejamento de forma virtual.

Enfim, a utilização desta técnica impacta de forma significativa nos tratamentos de pacientes desdentados totais além de ser uma mudança de paradigma importante neste momento da implantodontia atual.   

Postagens Recentes
Facebook
Instagram